Dando uma bicada - 10 curiosidades sobre Star Wars


1) Originalmente, o Episódio VI se chamaria “A Vingança de Jedi”, e, inclusive, chegaram a ser feitos cartazes com esse título. “O Retorno de Jedi” foi escolhido de última hora, uma mudança que procurou suavizar qualquer tipo de conotação.





2) O agora famoso Harrison Ford cobrou apenas US$ 10 mil por seu papel como Han Solo em “Episódio IV: Uma Nova Esperança”. Certamente ele teve vontade de se matar.







3) Peter Cushing, que interpretou o malvado governador do Império Galáctico, Grand Moff Tarkin, filmou a maior parte das cenas com chinelos nos pés, dado o incômodo insuportável causado pelas botas que faziam parte do figurino do personagem.






4) Durante a cena no compactador de lixo espacial do Episódio IV, Mark Hamill, que interpretou o jovem Luke Skywalker, segurou tanto tempo a respiração debaixo d’água que teve um vaso sanguíneo do rosto rompido. As tomadas tiveram que ser ajustadas para disfarçar o acidente no resto da cena.






5) Grande parte das casas construídas no deserto da Tunísia, local que serviu para representar o planeta Tatooine, de onde vem Luke Skywalker, ainda está de pé e é usada pelos habitantes da região. 







6) No início, o emblemático personagem Luke Skywalker (em português, “caminhante do céu”) iria se chamar Luke Starkiller (em português, “assassino de estrelas”). O nome foi mudado de última hora. 




7) O Jawa, falado pelos pequenos personagens de túnicas marrons do planeta Tatooine, é, na verdade, uma versão acelerada da língua zulu. 







8) Do mesmo modo, o idioma falado pelo personagem Greedo, um ser verde contra o qual Han Solo dispara em um bar, no Episódio IV, é quíchua. 











9) O roteiro original não havia a cena inicial do Episódio V, na qual Luke Skywalker é ferido na neve por um Wampa. Ela foi adicionada posteriormente, antes de começarem as filmagens, porque o ator foi vítima de um acidente automobilístico que o deixou com graves cicatrizes no rosto.



10) Segundo confessou o próprio Alec Guiness, ator que interpretou Obi-Wan Kenobi nos episódios IV, V e VI, ele achava que Star Wars era “um lixo de conto de fadas”.  Depois de ter ganhado US$ 95 milhões, graças ao acordo que fez para ficar com 2% da arrecadação dos filmes no cinema, Guiness certamente acabou mudando de opinião. 




Parceiros e Amigos